Entenda o que é bitcoin e como funciona essa criptomoeda

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é bitcoin e como essa moeda realmente funciona na prática.

Bitcoin é uma moeda digital – também chamada de moeda criptográfica – que pode ser trocada por bens ou serviços com fornecedores que aceitam Bitcoin como pagamento.

Desse modo, com o Bitcoin, os titulares podem comprar, vender e trocar bens ou serviços sem uma autoridade central ou banco como intermediário.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este artigo até o final e fique por dentro das novidades do mundo do investimento!

Boa leitura!

Afinal, o que é bitcoin?

O Bitcoin é uma das moedas virtuais mais conhecidas atualmente, principalmente devido ao seu valor aumentar drasticamente desde seu lançamento em 2009.

Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador do Bitcoin, declarou que o objetivo do Bitcoin é como um sistema de pagamento eletrônico baseado em provas criptográficas, em vez de confiança.

Desse modo, alguns proprietários compram o bitcoin como um investimento, querendo que a moeda aumente de valor, enquanto indivíduos e empresas usam ou aceitam pagamentos como moeda.

O PayPal, por exemplo, atualmente suporta transações de Bitcoin, e o país de El Salvador aceita Bitcoin como moeda.

As transações Bitcoin-to-bitcoin são feitas através da troca digital de códigos de hash anônimos e altamente criptografados em uma rede peer-to-peer (P2P). A rede P2P monitora e verifica a transferência de bitcoin entre usuários.

Além disso, o bitcoin de cada usuário é armazenado em um programa chamado carteira digital, que também contém cada endereço de onde o usuário envia e recebe o bitcoin, bem como uma chave privada conhecida apenas pelo usuário.

Nos Estados Unidos, a bitcoin é controversa porque pode ser usada para transferir anonimamente fundos ilícitos ou ocultar receitas não declaradas da Receita Federal.

Como funciona o Bitcoin?

Agora que já explicamos o que é bitcoin, vamos falar sobre como essa criptomoeda funciona.

Em primeiro lugar, o bitcoin foi construído com um registro digital distribuído em mente, chamado Blockchain.

O Blockchain é um tipo de razão pública — um sistema digital para registro de transações e dados relacionados em vários lugares ao mesmo tempo.

Desse modo, os blocos em cadeia ou blockchain em inglês são unidades que contêm dados sobre cada transação, incluindo a data, hora, valor, comprador e vendedor, e um código de identificação para cada troca.

Essa cadeia é projetada para tornar extremamente difícil invadir o sistema ou forjar os dados nele armazenados, tornando-o, assim, seguro e imutável.

Desse modo, cada computador em uma rede blockchain possui uma cópia do livro razão para evitar pontos únicos de falha.

Portanto, se um bloco for modificado, então todos os outros blocos no livro-razão distribuído devem ser modificados.

Como funciona a tecnologia Blockchain? É realmente segura?

A Blockchain é uma tecnologia descentralizada, o que significa que ela não é controlada por nenhuma organização. Além disso, a identificação de códigos dificulta a produção fraudulenta de blocos.

Desse modo, o Bitcoin é armazenado em um aplicativo de carteira digital em um computador ou smartphone. As carteiras criptográficas estão entre as melhores formas de manter a bitcoin segura.

Há também múltiplos tipos de carteiras. As carteiras de software permitem aos usuários manter apenas uma pequena quantidade de bitcoin em um computador ou telefone celular para uso diário, com o saldo mantido em uma carteira offline separada.

Isto protege a maior parte da bitcoin de um usuário contra malware tentando interceptar a senha usada para acessar uma carteira, bem mais fácil entender o que é bitcoin e blockchain agora, né?

O que é a mineração de bitcoin?

A mineração de bitcoin é o processo de adição de novas transações em circulação.

Os mineradores de bitcoin utilizam softwares que acessam sua capacidade de processamento para resolver algoritmos relacionados às transações.

Em troca, eles recebem um certo número de bitcoin por transação. Isto atrai os criptominadores para continuar resolvendo os algoritmos relacionados às transações, apoiando o sistema como um todo. O processo é chamado de prova de trabalho.

Originalmente, a mineração de bitcoin era realizada nos processadores, ou CPUs, de computadores individuais, com mais núcleos e maior velocidade, resultando em mais lucro.

Depois disso, a maioria dos mineiros de bitcoin começaram a usar sistemas de placas multi gráficas, depois matrizes de portões programáveis em campo e circuitos integrados específicos da aplicação.

Estes movimentos foram feitos na tentativa de encontrar mais códigos de hash abaixo de um determinado alvo e usar menos energia elétrica.

Uma vez foi possível a qualquer um minerar bitcoin, mas não mais. Afinal, o código de bitcoin é escrito para tornar a solução de seus algoritmos ou quebra-cabeças relacionados à transação mais desafiadora com o tempo.

Isto significa que a solução destes quebra-cabeças requer mais recursos computacionais.

O acesso a computadores poderosos e grandes quantidades de eletricidade é agora uma necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top