5 dicas para investir em ações na bolsa de valores

Se você está pronto para começar a investir em ações, mas não tem certeza de quais escolher, você veio ao lugar certo.

Afinal, existem algumas características das ações que são boas para iniciantes, assim como algumas práticas que os iniciantes devem evitar especificamente ao selecionar as primeiras empresas para suas carteiras.

Portanto, aqui está um resumo do que todo investidor iniciante deve procurar e ficar longe ao escolher suas primeiras ações.

Confira!

Dicas essenciais para investir em ações

1. Defina seus objetivos de investimento

Em primeiro lugar, pergunte-se por que você está investindo no mercado de ações.

Você quer construir riqueza para a aposentadoria, economizar para a educação dos seus filhos, ou apenas juntar uma quantia maior de dinheiro?

Uma regra geral é que você não deve investir em ações com dinheiro que precisará dentro dos próximos três a cinco anos, e horizontes temporais mais longos são ainda melhores.

Afinal, o mercado de ações pode flutuar em períodos mais curtos, portanto, antes de investir, certifique-se de compreender sua tolerância ao risco e de estar mentalmente preparado para superar os altos e baixos.

2. Prepare-se para o sucesso

Antes de começar a investir em ações, você precisará abrir uma conta de corretagem. Você pode comparar as características de alguns dos melhores corretores online para encontrar um que seja o mais adequado para você.

Alguns oferecem excelentes recursos para iniciantes, como ferramentas educacionais, acesso à pesquisa de investimento e muito mais.

Além disso, esteja ciente de que embora a negociação básica de ações online seja geralmente gratuita em todas as principais corretoras, muitas têm outras taxas que você deve conhecer, e algumas têm valores mínimos de investimento.

3. Crie uma carteira diversificada

Não deixe de criar uma carteira diversificada para os seus investimentos em ações e outros tipos de fundos, pois isso deverá ajudar a obter um melhor resultado nos seus investimentos.

Para isso, consulte pessoas mais experientes sobre o assunto e entenda sobre outros tipos de investimentos.

Tudo isso deverá ajudar na hora de investir o seu dinheiro no mercado de ações e obter os melhores resultados.

4. Entenda as métricas básicas

Saber identificar grandes negócios é mais importante do que ser capaz de identificar ações baratas.

Afinal, um grande negócio normalmente terá um bom desempenho a longo prazo, mesmo com uma valorização um pouco cara. Por outro lado, um mau negócio em que você investe com uma avaliação barata raramente funcionará bem.

Uma vez que você tenha aprendido como encontrar bons negócios, algumas métricas básicas de investimento em ações podem ajudá-lo a reduzi-los:

Relação P/E: Basta dividir o preço atual das ações de uma empresa pelo valor de seus últimos 12 meses de faturamento.

Além disso, você também pode usar os ganhos projetados para os próximos 12 meses para calcular a relação P/E a termo.

Relação PEG: A relação preço/lucro de crescimento nivela o campo de jogo para as deficiências de P/E.

Portanto, basta dividir a relação P/E da empresa por sua taxa de crescimento de ganhos projetada.

Por exemplo, uma empresa com um P/E de 30 e uma taxa de crescimento esperado de 15% tem uma taxa de PEG de 2,0.

Razão de pagamento: A relação de pagamento mede a taxa anual de dividendos expressa como uma porcentagem de seus lucros, o que esclarece a estabilidade dos dividendos.

Por exemplo, se uma empresa pagou R$1 em dividendos por ação no ano passado e ganhou R$2, ela possui uma taxa de pagamento de 50%.

Você pode aprender muitas outras métricas de investimento, algumas das quais podem ajudá-lo a encontrar ações de valor e outras podem ajudá-lo a avaliar empresas de rápido crescimento ou ações de crescimento.

5. Saiba quais ações você deve evitar

A última coisa que precisamos falar é sobre o que você deve evitar como um investidor iniciante.

Afinal, investir no tipo errado de ações pode fazer o valor da sua carteira parecer uma montanha-russa e pode até mesmo fazer com que você perca todo o seu investimento.

Com isso em mente, siga as dicas abaixo para investir em ações corretas e evitar possíveis problemas:

  • Empresas em rápido crescimento: Isto é especialmente verdadeiro para as empresas que ainda não conseguiram obter lucros;
  • Ações de centavos: Definidas vagamente como ações com um valor de mercado inferior, ações de centavos ou poucos reais devem ser evitadas por todos os investidores, não apenas os iniciantes;
  • Negócios que você não entende: Aqui está uma grande regra geral que funciona tanto para investidores iniciantes quanto para investidores experientes. Se você não consegue explicar claramente em uma frase ou duas o que uma empresa faz e como ela ganha dinheiro, não invista nela.

Existem literalmente milhares de empresas de capital aberto para escolher, e você deve ser capaz de encontrar muitas oportunidades em negócios fáceis de entender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top