Consumo consciente: entenda o que é e qual é a sua importância

De alimentos e roupas a produtos eletrônicos e veículos de consumo, comprar algumas coisas de vez em quando é uma parte inevitável das nossas vidas.

Embora as compras possam estar bem integradas em nosso dia-a-dia, o consumo sem sentido não tem que ser (e não deveria).

Pensando nisso, criamos este artigo falando sobre o que é e qual é a importância do consumo consciente.

Confira!

Afinal, quais são as implicações de comprar algo?

Seu impacto não se detém em você gastar dinheiro e usar o produto, pois existe todo um processo que leva um produto desde a fase de matéria-prima até ser exibido nas prateleiras.

Sem mencionar o que acontece com ele depois que chega ao fim de sua vida útil (pelo menos em sua forma atual).

Junto com o preço e a qualidade, o impacto social e ambiental dos produtos, da produção ao descarte, está influenciando as decisões de compra dos consumidores.

Em outras palavras, o consumismo consciente está em ascensão.

A ascensão do consumo consciente

Primeiramente, imagine suas idas até o mercado. Quando você percorre os corredores de comida, bebida e produtos caseiros aparentemente intermináveis.

Você considera o impacto ambiental de cada item que você adiciona ao seu carrinho de compras?

Muitos de nós nos concentramos primeiro no custo, muitas vezes por necessidade. Mas, podemos também considerar, de onde vem este peito de frango?

Como este frango foi criado? Que tipo de impacto a avicultura tem sobre as mudanças climáticas?

Sim, alguns se perguntam sobre o impacto social de um produto e as melhores vendas – estas perguntas não são mutuamente exclusivas!

Que tipo de perguntas você está fazendo a si mesmo quando vai às compras?

Uma Definição de Consumo Rápido e Consciente

A esta altura você provavelmente já tem uma boa ideia do que é o consumo consciente, mas para eliminar qualquer dúvida, aqui está uma definição rápida:

O consumismo consciente é quando as práticas de compra são impulsionadas por um compromisso de tomar decisões de compra que têm impacto social, econômico e ambiental positivo.

Em outras palavras, é um movimento pelo qual os consumidores votam com seu dinheiro comprando produtos éticos, evitando empresas pouco éticas e, às vezes, não comprando de tudo (sem necessidade).

Assim, um consumidor social ou ambientalmente consciente pensará se o consumo de tal produto ou serviço é realmente necessário.

Então, uma vez que decide comprar, ele olha para quem está fornecendo o produto e como o produto impacta cada ambiente tocado em sua criação e entrega.

Eliminando o impulso de compra e optando por empresas e produtos que criam impacto positivo, os consumidores comunicam uma preferência por negócios e produtos melhores para o mundo.

Portanto, o consumo consciente (também conhecido como consumismo ético ou consumismo verde) é uma tendência que cresce mais e mais popular a cada dia.

Mas onde ele começou?

Uma Breve História do Consumo Consciente

O conceito de um “consumidor consciente” data dos anos 70. Mas os primeiros inícios do conceito moderno de “voto em dinheiro” foram traçados ainda mais longe, até 1954,

Quando o economista norte-americano James Buchanan declarou que a participação individual na economia é uma forma de pura democracia, em seu artigo Escolha Individual na Votação e no Mercado.

Não surpreende que os movimentos formais de consumidores que defendiam os direitos do consumidor tenham sido desenvolvidos durante o final do século XIX e início do século XX em países industrializados como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Esses movimentos surgiram para combater práticas trabalhistas desleais, garantir a segurança dos produtos e incentivar a concorrência saudável no mercado.

Além disso, foram criados para implementar a regulamentação financeira (por exemplo, acesso mais barato ao crédito e melhor educação sobre empréstimos para os mutuários).

A defesa dos direitos do consumidor continua sendo um aspecto importante da participação no mercado hoje, mas os consumidores transformaram o que significa ser um consumidor, colocando um grande foco na tomada de decisões de compra responsáveis.

Como o Movimento do Consumo Consciente Chegou à Notoriedade?

O consumismo consciente se espalha à medida que mais e mais consumidores se tornam mais conscientes das duras realidades relacionadas a cada compra.

Tais como mudança climática e poluição, bem como trabalhadores com salários muito baixos e com condições de trabalho ruins.

Os consumidores se preocupam cada vez mais com o impacto que suas ações têm sobre todas as partes interessadas afetadas no processo de criação e entrega do produto que compram.

A tecnologia torna a compra mais fácil do que jamais foi. A tecnologia também facilita a tomada de decisões conscientes, se você souber onde procurar.

Com uma breve busca online, você pode encontrar muitas das informações necessárias para navegar suas práticas de compra em direção a opções mais éticas e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top