Carro elétrico: veja as principais vantagens e desvantagens

Assim como os veículos de combustão interna, os carros elétricos também têm vantagens e desvantagens.

Portanto, para ajudar os potenciais compradores de veículos ecológicos ecológicos a fazer suas escolhas, aqui está uma visão geral de algumas das principais vantagens e desvantagens dos carros elétricos.

Confira!

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos?

Um carro elétrico possui muitas vantagens, particularmente em termos de meio ambiente, conforto de condução e manutenção.

Entretanto, os pontos positivos vêm com certas desvantagens que são importantes a serem consideradas na escolha de um veículo verde.

Quais são as vantagens de um carro elétrico?

1 – É ecológico

Ao contrário de um veículo de combustão interna, um carro elétrico não emite poluentes químicos ou CO2 enquanto dirige.

Graças a seu menor impacto sobre o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde humana, ele nem sempre está sujeito às mesmas restrições de trânsito que são cada vez mais comuns dentro dos centros das grandes metrópoles.

A escolha de um carro versão elétrica, portanto, torna possível reduzir sua pegada de carbono, preservando ao mesmo tempo a mobilidade.

2 – É econômico de usar

Os carros elétricos de hoje consomem em média 15 kWh para cada 100 quilômetros percorridos.

Em comparação, o custo para percorrer a mesma distância com um carro a diesel ou a gasolina está entre R$45 a R$50.

Os veículos elétricos, portanto, são menos caros de usar do que um veículo com motor de combustão interna, permitindo que os motoristas economizem ao viajar.

3 – Requer pouca manutenção

Graças a seu sistema simplificado de motor, o carro elétrico requer menos manutenção do que um veículo com motor de combustão interna.

De fato, seus mecanismos envolvem menos peças móveis e, portanto, muito menos desgaste.

Além disso, não possui caixa de câmbio e não requer a troca de óleo, o que poupa os motoristas de avarias devido ao desgaste ou falta de manutenção do veículo.

4 – É silenciosa

O motor de um carro elétrico emite quase zero decibéis. Dentro da cabine, isto se traduz em uma atmosfera relaxante e reconfortante, conduzindo a uma condução agradável.

Graças a seu motor silencioso, o carro elétrico dificilmente produz muito menos poluição sonora nas cidades e nas estradas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida para todos os residentes ou habitantes locais.

Quais são as desvantagens dos carros elétricos?

1 – A compra é moderadamente cara

Para um modelo equivalente, o preço de compra de um carro versão elétrica é superior ao de um veículo com motor de combustão.

Apesar do bônus ambiental e do benefício da redução do imposto de circulação no primeiro ano, a diferença de preço é uma barreira para muitos motoristas que desejam usar energia verde ao dirigir.

2 – Tem um alcance limitado

Os carros elétricos de hoje têm alcance suficiente para cobrir viagens curtas e trajetos diários, especialmente nas cidades ou em torno da cidade.

Mas quando se trata de viajar numa longa viagem, a capacidade de alcance pode ser uma restrição.

O principal problema é que ainda não há estações de carga suficientes e a complicação de às vezes acessá-las.

Mas os fabricantes de automóveis estão trabalhando para fornecer baterias cada vez mais eficientes, enquanto as redes de estações de carregamento estão planejando uma rápida expansão, ajudando a melhorar a praticidade dos carros elétricos para viagens longas.

3 – Às vezes, o tempo de recarga é longo.

O tempo de carga de um carro elétrico pode depender da estação de carga individual utilizada, mais a capacidade e o tipo de bateria equipada.

Leva aproximadamente 10 horas para recarregar completamente a bateria de um carro elétrico quando conectado a uma tomada elétrica doméstica.

Algumas estações de carga rápida podem recarregar baterias em questão de minutos, mas este tipo de infra-estrutura não é compatível com modelos de carros totalmente elétricos.

4 – Sua produção tem um impacto significativo no meio ambiente

As baterias para carros elétricos contêm metais raros, tais como lítio, cobalto e grafite. Os metais, principalmente da América do Sul, China e República do Congo, requerem grandes quantidades de água e produtos químicos durante a extração.

A reciclagem das baterias de automóveis parece ser uma solução para este desafio ambiental, mas o processo ainda é subutilizado.

Embora o carro elétrico seja um meio de transporte cada vez mais valorizado por seus benefícios ambientais e exigências de baixa manutenção, ele também tem alguns inconvenientes que podem dificultar seu desenvolvimento.

Para incentivar a eco-mobilidade e converter mais motoristas, a cada ano são feitos progressos consideráveis para remover os obstáculos inerentes à condução de um veículo elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top