Vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo para um pequeno negócio

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quais são as vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo para o seu próprio negócio.

Afinal, os empréstimos bancários estão disponíveis para financiar a compra de estoques e equipamentos, assim como para obter capital operacional e fundos para expansão dos negócios.

Estes empréstimos são um método honrado e confiável de financiar um pequeno negócio, mas os bancos frequentemente financiam apenas empresas com garantias substanciais e um longo histórico, e os termos que eles oferecem são muitas vezes muito rigorosos.

Desse modo, os empresários devem ponderar as vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo em relação a outros meios de financiamento.

Confira abaixo alguns prós e contras em relação a essa tomada de decisão para o seu negócio.

Vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo

Vantagem: Manter o controle da empresa

Um banco empresta dinheiro a um negócio com base no valor do negócio e em sua capacidade percebida quitação do empréstimo, fazendo pagamentos no prazo e na totalidade.

Além disso, o pessoal do banco também não se envolve em nenhum aspecto da administração de um negócio ao qual um banco concede um empréstimo.

Isto significa que você pode manter a gestão e o controle total de seu negócio sem interferência externa da concedente do empréstimo.

Vantagem: Empréstimo Bancário é Temporário

Uma vez que o mutuário tenha pagado um empréstimo, não há mais obrigação ou envolvimento com o banco, a menos que o mutuário deseje solicitar um empréstimo subsequente.

Portanto, compare isto com o financiamento de capital, onde a empresa pode estar pagando dividendos aos acionistas pelo tempo em que o negócio existe.

Vantagem: Os juros são dedutíveis de impostos

Os juros sobre empréstimos bancários comerciais são dedutíveis dos impostos.

Além disso, especialmente com empréstimos com taxa fixa, nos quais a taxa de juros não muda durante o curso de um empréstimo, os pagamentos do serviço do empréstimo permanecem os mesmos durante toda a vida do empréstimo.

Isto facilita às empresas o orçamento e o planejamento dos pagamentos mensais dos empréstimos.

Mesmo que o empréstimo seja um empréstimo com taxa ajustável, os proprietários das empresas podem usar uma planilha simples para calcular os pagamentos futuros no caso de uma mudança nas taxas.

Desvantagem: Difícil de se qualificar

Uma das maiores desvantagens dos empréstimos bancários é que eles são muito difíceis de conseguir, a menos que uma pequena empresa tenha um histórico substancial ou garantias valiosas, tais como imóveis.

Afinal, os bancos têm o cuidado de emprestar somente a empresas que possam claramente reembolsar seus empréstimos, e eles também se certificam de que são capazes de cobrir perdas em caso de inadimplência.

Desse modo, os solicitantes de empréstimo de empresas podem ser obrigados a fornecer garantias pessoais, o que significa que os bens pessoais do tomador podem ser apreendidos no caso de falha do negócio e não podem reembolsar a totalidade ou parte de um empréstimo.

Desvantagem: Taxas de juros elevadas

As taxas de juros para empréstimos de pequenos negócios dos bancos podem ser bastante altas e o montante de financiamento bancário para o qual uma empresa se qualifica muitas vezes não é suficiente para atender completamente às suas necessidades.

A alta taxa de juros para o financiamento que uma empresa recebe muitas vezes retarda sua expansão, porque a empresa precisa não apenas atender o empréstimo, mas também lidar com financiamento adicional.

Quais são outras opções de empréstimos?

Agora que já discutimos quais são algumas das vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo para o seu negócio, vamos mostrar algumas opções que pode ser válidas para conseguir o capital necessário:

Autofinanciamento

Algumas pessoas preferem evitar investidores externos ao iniciar uma empresa.

Desse modo, se você tiver recursos pessoais como poupança em dinheiro ou bens imóveis, bem como seguros de vida ou fundos de aposentadoria, este pode ser um caminho viável.

Além disso, você também pode solicitar empréstimos usando o patrimônio da sua casa como garantia, embora muitos empresários prefiram manter os bens pessoais separados do capital da empresa caso o negócio falhe.

Parentes e amigos

Parentes e amigos podem se mostrar dispostos a fornecer pequenos empréstimos ou a comprar uma participação em um negócio quando não for possível garantir outras opções de financiamento.

Na maioria dos casos, amigos e familiares exigem prazos menos rígidos e permanecem mais flexíveis quanto ao reembolso.

Portanto, certifique-se de que seus amigos e familiares compreendam os riscos envolvidos e estabeleçam limites firmes que separem a relação financeira da relação pessoal.

Investidores anjos

Os investidores anjos fornecem financiamento em troca de uma participação acionária no negócio.

Sendo assim, os investidores anjos tendem a investir em negócios que se alinham com uma causa particular que lhes interessa, como o desenvolvimento econômico em um lugar específico, mas também por interesse em promover a atividade de pequenos negócios.

Embora os investidores anjos se concentrem menos em altas taxas de retorno, eles ainda investem com uma expectativa de retorno sobre o investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top