5 dicas para ganhar dinheiro como freelancer online

Ganhar dinheiro como freelancer online é uma tendência mundial que tem crescido cada vez mais.

Afinal, quem não sonha em trabalhar de onde quiser, fazer o seu próprio horário e ganhar uma boa grana?

Entretanto, é importante entender que nem tudo são flores, pois existem desafios no caminho, como conquistar clientes e se destacar em meio a tantos profissionais.

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro como freelancer online? Então acompanhe este artigo até o final e comece ainda hoje!

Boa leitura!

O que é freelancer?

Freelancer significa que você é autônomo e trabalha para empresas ou indivíduos com base em um contrato. Desse modo, você não é considerado um empregado de pleno direito de nenhuma empresa.

Em vez disso, você pode assumir projetos com várias empresas ou clientes diferentes.

Existem diversas vantagens em se tornar um freelancer, por exemplo, você pode escolher o seu próprio horário de trabalho.

Além disso, você pode trabalhar em tempo parcial ou integral e assumir tantos clientes quantos você tiver capacidade de atender.

Os freelancers também podem estabelecer suas próprias taxas de pagamento. Com o tempo, isto pode resultar em ganhos mais altos do que um acordo de emprego tradicional.

Por outro lado, os freelancers normalmente não recebem benefícios ou tempo livre pago. A renda pode ser inconsistente, e pode ser difícil encontrar seus primeiros clientes.

5 dicas para ganhar dinheiro como freelancer online

1. Mapeie seus objetivos de freelancer

Iniciar um novo negócio freelancer sem um objetivo é como navegar sem uma bússola. É difícil terminar aonde você quer ir sem saber qual é esse ponto final.

Desse modo, estabelecer metas para seu negócio freelancer pode mantê-lo no caminho certo. Aqui estão alguns tipos de metas a serem consideradas:

  • Objetivos financeiros: Existe uma certa quantia de dinheiro que você quer ganhar por mês ou ano? Você pretende trabalhar como freelancer em tempo integral ou como um freelancer paralelo?
  • Objetivos de tempo: Que tipo de carga de trabalho você quer para si mesmo? Quantas horas por semana você quer trabalhar?
  • Objetivos de estilo de vida: Você quer trabalhar a partir de casa? Você espera tirar mais férias durante o ano?
  • Objetivos de paixão: Existe algum tipo específico de projeto em que você gostaria de trabalhar? Se sim, qual?

Agora, com seus objetivos de freelancer a longo prazo em mente, é hora de decidir o que oferecer aos seus clientes.

2. Decidir quais serviços oferecer

Você já deve ter uma ideia do que vai oferecer como freelancer, e se tiver, isso é fantástico! Algumas indústrias procuram naturalmente um freelancer.

Mas se você é novo no jogo e se sente preso no estágio “quais serão meus serviços?”. Esta seção o ajudará a obter alguma clareza.

Comece pensando no que você já faz bem. Parece simples, mas algumas habilidades que parecem intuitivas para você podem ser ‘pontos de dor’ importantes para outras pessoas.

Ideias para trabalhos freelances:

  • Escrita de artigo ou Copywriting;
  • Assistente virtual;
  • Gerente de mídia social;
  • Designer do site;
  • Desenvolvedor web;
  • Programador(a);
  • Designer gráfico;
  • Professor ou tutor on-line;
  • UX designer;
  • Vendas;
  • Suporte ao cliente;
  • Tradutor de idiomas;
  • Editor de vídeo ou foto.

Em seguida, faça algumas pesquisas sobre o que já existe lá fora. Pesquise o trabalho que você gostaria de fazer em plataformas freelance como 99freelas e GetNinjas.

3. Identifique o perfil do seu cliente ideal

Em seguida, pense no cliente ideal com o qual você gostaria de trabalhar. Você talvez prefira trabalhar como freelancer para indivíduos, pequenos empresários, grandes empresas, ou aquela nova empresa legal de que todos falam.

Pense no que este cliente precisa, suas lutas, o que eles querem terceirizar, e onde eles se encontram online.

Desta forma, você pode adaptar seus esforços de marketing para as pessoas certas.

4. Crie seus pacotes e preços

Outra vantagem de ganhar dinheiro como freelancer online é que você pode definir seus próprios preços. A maioria dos freelancers estrutura seus preços de uma das três maneiras:

Horário: Os horários de trabalho são exatamente o que parecem. Você estabelece um preço que lhe será pago por cada hora de trabalho.

Desse modo, um cliente o contrata para fazer uma tarefa, e você acompanha quanto tempo ela leva. Uma vez concluída, você cobra do cliente pelo tempo que ele levou.

Talvez seja necessário ajustar este número com base no local onde você mora, qual serviço você presta e seu nível de experiência, mas é útil ter um ponto de partida.

Baseado em projetos: Trabalhos baseados em projetos significam que você e o cliente concordam em um preço total para um projeto, independentemente de quantas horas você leva para terminá-lo.

Por exemplo, se você é um designer de website, você pode cobrar uma taxa fixa de R$3.000 para construir um novo website para um cliente.

Entretanto, ao estruturar pacotes de projetos, seja claro sobre o número de revisões e a linha do tempo para que todos fiquem na mesma página.

Retentor: Os pacotes de retentores são ideais para a maioria dos freelancers, uma vez que proporcionam consistência de renda.

Com um retentor, seu cliente lhe paga uma quantia recorrente por seus serviços em uma base contínua.

Os retentores poupam tempo para ambas as partes porque você não está constantemente a bordo ou fora de bordo.

Desse modo, você pode aprender e criar os próprios sistemas e entregar um trabalho consistente específico às suas preferências, ao invés de encontrar novos clientes a cada poucas semanas.

Não importa qual modelo de preço você escolha, certifique-se de que você contabilize os impostos ao decidir suas tarifas.

5. Monte o seu portfólio

Agora que você tem uma ideia dos seus serviços e preços freelance, é hora de dizer ao mundo que você está aberto para negócios. A melhor maneira de fazer isso é através de um website ou portfólio online.

Portanto, não deixe de buscar as melhores opções de portfólio e adeque-se ao seu modelo de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top