Transição de carreira? Será uma boa ideia?

Talvez você esteja pensando em uma transição de carreira há muito tempo. Talvez trabalhar em casa tenha despertado a sua curiosidade sobre outras opções de carreira.

Além disso, talvez você tenha lido a manchete deste artigo e percebido que quer fazer uma mudança na sua vida profissional.

Todas estas são razões válidas, mas nenhuma delas é motivo para tomar uma decisão apressada.

Afinal, começar uma nova carreira em tempos incertos não é uma decisão que deve ser tomada da noite para o dia.

Existem muitos fatores a serem considerados, tais como finanças, dificuldades pessoais, estresse, estabilidade e longevidade.

Para ajudá-lo a ganhar clareza, aqui estão algumas perguntas para fazer ao se pensar em uma transição de carreira.

Você está tomando esta decisão por desespero?

Viver em meio a um mundo pós pandemia pode fazer até mesmo a pessoa mais paciente e não reativa reagir apressadamente.

Afinal, a maioria das pessoas estão passando por níveis de estresse mais altos do que nunca, o que pode levar a uma tomada de decisão precipitada baseada unicamente nas emoções.

Sentimo-nos desesperados para escapar da situação em que nos encontramos e, muitas vezes, só enxergamos uma saída, mesmo que haja muitas outras opções.

Para ter certeza de que você não está tomando uma decisão simplesmente por desespero, dê um passo atrás e pense em como você estava se sentindo em relação ao seu trabalho pré-COVID.

As frustrações que você está sentindo agora são as mesmas que você sentia na época?

O que mudou tanto em seu trabalho quanto a maneira como você se sente a respeito dele durante os últimos meses?

Embora a emoção certamente desempenhe um papel na tomada de decisões, ela não deveria ser a força motriz por trás de uma decisão de transição de carreira.

Você precisa ter razões racionais suficientes para apoiar suas razões emocionais.

Portanto, fazer uma lista é incrivelmente útil, pois você pode escrever todas as razões que você tem para fazer uma mudança e analisar quantas são puramente emocionais e quantas são racionais e lógicas.

Por que você quer uma transição de carreira?

É importante realmente cavar fundo e encontrar a resposta para esta pergunta.

Todos os dias, durante uma semana, escreva seus pensamentos sobre porque você quer fazer uma mudança de carreira.

Pense nisso quando você estiver zangado, feliz, entediado, satisfeito, frustrado ou sentindo qualquer outra emoção.

Afinal, você precisa ter certeza de que o seu raciocínio permanece o mesmo, independentemente do seu estado de espírito.

Uma transição de carreira precisa ser benéfica a longo prazo, e não apenas uma solução rápida para a maneira como você está se sentindo agora.

O que você quer em uma nova carreira?

Normalmente é muito mais fácil identificar o que você não quer do que descobrir o que você quer fazer.

Use isso a seu favor e comece a fazer uma lista das coisas que você não quer fazer em seu próximo trabalho, e isso lhe dará algum espaço mental para que você se concentre no que é importante em uma nova carreira.

Desse modo, você precisa pensar de forma ampla e específica, listando coisas como habilidades e responsabilidades, assim como o impacto geral delas.

Talvez você sinta que não está fazendo diferença suficiente em sua carreira atual, e quer fazer um trabalho que impacte mais diretamente nas pessoas – essa é uma ideia ampla.

Talvez você esteja em um papel mais de apoio e queira se mudar para algo onde possa exercer suas habilidades de liderança, ou você tenha ficado preso a fazer trabalho administrativo e queira fazer algo mais prático – isso é específico.

Ideias amplas ajudam você a começar a buscar caminhos de carreira e a partir daí você pode acrescentar as especificidades para restringir as suas opções.

Portanto, ambas as coisas precisam ser consideradas quando você estiver pensando em uma possível transição de carreira.

Você pode bancar a sua fase de transição?

Mudar de emprego não vem com garantia de estabilidade, especialmente durante a fase pós pandêmica.

Pode até vir com uma redução salarial ou uma perda temporária de renda se sua data de início for alterada. Estes são tempos incertos e você precisa estar preparado para o inesperado.

Leve em conta o que você recebe do seu trabalho além do salário base. A saúde está coberta? Você tem um subsídio de refeição mensal?

Outras despesas comerciais estão cobertas, como internet ou laptops da empresa, agora que você está trabalhando em casa?

Todas estas coisas, se não forem cobertas por um novo empregador, se somarão como despesas, e precisam ser orçadas.

Portanto, pense no impacto financeiro potencial que a mudança de carreira terá, e se você puder arcar com qualquer tipo de instabilidade econômica.

Você não saberá ao certo qual será seu novo salário até que tenha uma oferta por escrito, então você precisa dar uma olhada dura em suas finanças e descobrir realmente quanto é o seu custo de vida.

Além disso, você também precisa considerar as despesas para emergências, juntamente com o valor da sua renda atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top