Empreender ou trabalhar formalmente? Qual é a melhor opção?

Empreender ou trabalhar formalmente, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual caminho seguir.

Embora o empreendedorismo possa parecer a escolha imediata e tentadora da carreira, não é para todos. Talvez você não esteja pronto para fazer todos os sacrifícios necessários no caminho.

Por outro lado, se você simplesmente permanecer em seu emprego atual e nunca tentar algo diferente, você pode acabar tendo arrependimentos daqui a uma década, quando será tarde demais.

Portanto, para ajudá-lo a tomar uma decisão sobre qual caminho é o certo para você, aqui estão todas as principais vantagens e desvantagens de empreender ou trabalhar formalmente.

Prós e contras de empreender ou trabalhar no regime CLT

Afinal, ser um funcionário pode não ser tão ruim assim. Entretanto, ao mesmo tempo, pode ser um erro aceitar isto como seu destino, vamos ver por quê:

Você não vai se preocupar em não ser pago no próximo mês

Uma das coisas boas de um emprego regular é que você receberá seu dinheiro todo mês.

Isso significa que você pode simplesmente continuar fazendo o que faz, e não se preocupar com um projeto comercial que não está funcionando ou um cliente que não paga.

Afinal, esse nível de insegurança é deixado para os empreendedores de plantão.

Benefícios para os funcionários

As vantagens de ser um funcionário incluem férias pagas e 13º, plano de saúde e de vida, um plano de aposentadoria, INSS, remuneração dos trabalhadores, e muito mais. Isso torna a vida muito mais fácil para o funcionário.

Afinal, imagine ter que lidar com tudo isso você mesmo, diretamente do seu bolso? Essa é a vida de um empresário.

Separar a vida do trabalho

Nem todos querem ser o ocupado empresário que deixa um evento familiar para lidar com uma crise no trabalho.

Ou um empresário(a) que está sempre ao telefone ou respondendo e-mails e viajando o tempo todo para se encontrar com clientes.

Além disso, a falta de horários fixos de trabalho pode enlouquecer algumas pessoas, arruinar seu sono e, eventualmente, afetar a sua saúde mental e física.

Os funcionários, entretanto, sabem exatamente quando e por quanto tempo precisam estar no trabalho, após isso, eles podem sair e esquecer tudo o que aconteceu lá.

Isso significa que eles podem se esforçar e geralmente alcançar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Não satisfazer o seu potencial

Se você permanecer em seu emprego para sempre, você nunca crescerá e verá do que você é capaz.

Afinal, isso requer coragem, você precisa entrar em uma nova área, formar conexões, arriscar muito, fazer sacrifícios e fracassar algumas vezes antes de ter sucesso.

Estas são algumas das principais razões pelas quais as pessoas nunca iniciam seus próprios negócios e desistem da dúvida sobre empreender ou trabalhar CLT.

Você pode evitar esse pensamento por um tempo, mas eventualmente ele o atinge: lá você está trabalhando a mesma coisa que fez cinco anos atrás e não tendo feito nada de novo com a sua vida.

Você percebe que está investindo os melhores e mais enérgicos anos de sua vida em algo que você não gosta.

Prós e contras de empreender

Agora, vamos ver o que está do outro lado. Você pode estar admirando os empresários que estão transformando o mundo dos negócios ou aqueles pequenos empreendedores que parecem estar vivendo o estilo de vida ideal.

No entanto, nem sempre é fácil. Na verdade, eles admitem que é a coisa mais difícil que já fizeram.

No entanto, eles ainda amam cada parte dela. Então, vamos ver se você também pode desfrutar de uma oportunidade assim:

Começar uma empresa não é fácil

Formar uma empresa envolve papelada, assumir responsabilidade, fazer pesquisa, lidar com finanças e jurídico.

Além disso, isso é algo que deixará a maioria das pessoas bastante estressadas. Se você superar isso, porém, tudo ficará bem.

A sua primeira ideia pode não ser a melhor

O triste do empreendedorismo é que você precisa cometer muitos erros antes de acertar o ponto.

Desse modo, a sua primeira de negócio tem poucas chances de ter sucesso, portanto não espere que o dinheiro venha no primeiro mês ou até mesmo no ano seguinte ao iniciar a sua própria empresa.

Entretanto, mesmo alguns dos maiores nomes do mundo dos negócios não tiveram sucesso do zero.

Elon Musk, por exemplo, viu muito mal retorno com a primeira versão do PayPal, e seus três primeiros lançamentos de foguetes foram um fracasso (que lhe custaram centenas de milhões de dólares).

No entanto, ele não desistiu. Na verdade, ele diz: “Se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente”.

Hoje, ele é o CEO da Tesla e da SpaceX e está mudando o mundo de uma forma que outras pessoas nem poderiam imaginar.

Portanto, se você decidir ser um empreendedor, terá que aceitar o fato de que o fracasso é uma grande parte da jornada.

O trabalho nunca para

Como empregado, você está apenas esperando que o dia de trabalho termine para poder relaxar em casa e não pensar sequer em nada relacionado ao trabalho.

Depois, você espera pelo fim de semana para que possa fazer algo divertido.

Os empreendedores, porém, fazem isso de maneira diferente. Afinal, quando eles estão construindo um negócio, eles trabalham o tempo todo.

Sua mente está sempre tentando consertar problemas, pensar em maneiras de encontrar novos clientes, ou gerar novas ideias de negócios.

Além disso, eles também precisam estar disponíveis para os outros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Não há mais ninguém a quem culpar se algo der errado. Assim, o empresário pode acordar à noite para resolver um problema de pagamento ou dedicar todas as suas férias em um destino exótico à construção de um funil de vendas para um novo produto.

Você é seu chefe

O empreendedorismo envolve risco, incerteza, estresse e fracasso. No entanto, no final do dia, ninguém mais está lhe dizendo o que fazer.

Além disso, você pode tirar um dia de folga sempre que quiser, ou estruturar seu trabalho de acordo com as outras coisas que você precisa fazer.

Isso só significa que você vai recuperar o atraso ou fazer mais algum trabalho com antecedência, ou seja, você tem toda a flexibilidade do mundo, o que equivale a liberdade.

Então, você é dono do seu tempo. Esse é nosso bem mais precioso, e os funcionários não o têm sob seu controle. No entanto, como empresário, você tem.

Esperamos que as vantagens e desvantagens que apresentamos sobre empreender ou trabalhar no regime CLT possam te ajudar a entender qual é o melhor perfil de trabalho para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top