O que são ações? Como investir?

Saber como investir em ações significa comprar ações de uma empresa pública ou privada.

Essas pequenas parcelas são conhecidas como ações da empresa, e ao investir nessas ações, você espera que a empresa cresça e tenha um bom desempenho ao longo do tempo.

Afinal, quando finalmente as ações são valorizadas, diversos investidores estarão dispostos a comprar por valores maiores do que o que você pagou, garantindo o seu lucro.

Desse modo, isso significa que você poderá obter lucros se decidir vendê-las.

Uma boa regra geral é ter uma carteira de investimentos diversificada e permanecer investido, mesmo quando o mercado tem altos e baixos.

Uma das melhores maneiras para os iniciantes aprenderem a investir em ações é colocar dinheiro em uma conta de investimento online, que pode então ser usada para investir em ações ou fundos mútuos de ações.

Ao utilizar contas de corretagem, você pode considerar investir pelo preço único de uma determinada ação.

Além disso, algumas corretoras também oferecem negociação em papel, o que lhe permite aprender como comprar e vender com simuladores de mercado de ações antes de investir qualquer dinheiro real.

Quer saber mais sobre o que são ações e como investir neste mercado? Então nos acompanhe até o final deste artigo e fique por dentro de todas as novidades do mercado financeiro!

Como investir em ações em 5 etapas?

1. Decida como investir no mercado de ações

Há várias maneiras de abordar o investimento em ações. Escolha a opção abaixo que melhor representa como você quer investir, e como você gostaria de estar na escolha e escolha das ações nas quais você investe.

2. Escolha uma conta de investimento

Uma vez que você tenha uma preferência em mente, você está pronto para abrir uma conta de investimento.

Para os tipos práticos, isto geralmente significa uma conta de corretagem. Para aqueles que gostariam de um pouco de ajuda, a abertura de uma conta através de um robô-conversor é uma opção sensata.

Um ponto importante: tanto os corretores quanto os robôs-conversores permitem abrir uma conta com muito pouco dinheiro.

3. Aprenda a diferença entre investir em ações e investir em fundos

Aprender como investir em ações não tem que ser complicado. Para a maioria das pessoas, investir na bolsa de valores significa escolher entre estes dois tipos de investimento:

Fundos de investimento em ações ou fundos negociados em bolsa: Os fundos mútuos permitem a compra de pequenas partes de muitas ações diferentes em uma única transação.

Desse modo, quando você investe em um fundo, você também possui pequenas partes de cada uma dessas empresas. Você pode juntar vários fundos para construir uma carteira diversificada.

Ações individuais: Se você estiver atrás de uma empresa específica, você pode comprar uma única ação ou algumas ações como forma de mergulhar o dedo do pé nas águas das negociação de ações.

Sendo assim,é possível construir uma carteira diversificada a partir de muitas ações individuais, mas é necessário um investimento significativo em pesquisa.

Portanto, se você seguir este caminho, lembre-se de que as ações individuais terão altos e baixos.

4. Estabeleça um orçamento para o seu investimento na bolsa de valores

Os novos investidores muitas vezes possuem duas perguntas nesta etapa do processo:

  • De quanto dinheiro eu preciso para começar a investir em ações?

A quantia de dinheiro que você precisa para comprar uma ação individual depende de quanto custam as ações. (Os preços das ações podem variar de apenas alguns reais para centenas de reais).

  • Quanto dinheiro devo investir em ações?

Se você está investindo através de fundos – já mencionamos que esta é a preferência da maioria dos assessores financeiros?

Afinal, você pode alocar uma parte relevante da sua carteira em fundos de ações, especialmente se você estiver focando no longo prazo.

5. Foque em investir a longo prazo

Os investimentos na bolsa de valores provaram ser uma das melhores maneiras de aumentar a riqueza a longo prazo.

Durante várias décadas, o retorno médio do mercado acionário é de cerca de 10% ao ano.

Entretanto, lembre-se que isso é apenas uma média em todo o mercado – alguns anos serão anos de alta, outros de baixa e ações individuais variarão em seus retornos.

Para investidores de longo prazo, o mercado de ações é uma ótima opção, mas é importante entender que há muitos resultados que podem vir no longo prazo.

Desse modo, a melhor coisa a fazer depois de começar a investir em ações é não acompanhar o tempo todo.

A menos que você esteja tentando superar as probabilidades e ter sucesso nas negociações diárias, é bom evitar o hábito de verificar compulsivamente como suas ações estão se saindo várias vezes ao dia, todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top