5 dicas para começar a investir na bolsa de valores

Se você deseja começar a investir na bolsa de valores, é importante entender que existem algumas essenciais que podem lhe ajudar a evitar possíveis problemas.

Além disso, é importante conhecer qual é o seu perfil enquanto investidor, para definir qual é a melhor opção de investimentos para você.

Se você já fez isso e quer começar a investir na bolsa de valores, então siga as nossas dicas para ter melhores resultados.

Boa leitura!

5 dicas sobre como começar a investir na bolsa de valores

1. Determine a sua abordagem de investimento

A primeira coisa a considerar é como começar a investir na bolsa de valores. Afinal, alguns investidores optam por comprar ações individuais, enquanto outros adotam uma abordagem menos ativa.

Qual das seguintes afirmações o descreve melhor?

  • Eu sou uma pessoa analítica e gosto de fazer números e pesquisas;
  • Odeio matemática e não quero fazer uma tonelada de “trabalhos de casa”;
  • Tenho várias horas a cada semana para dedicar ao investimento na bolsa de valores;
  • Gosto de ler sobre as diferentes empresas nas quais posso investir, mas não tenho nenhum desejo de mergulhar em nada relacionado à matemática;
  • Sou um profissional ocupado e não tenho tempo para aprender a analisar ações.

A boa notícia é que, independentemente de qual destas declarações você concorda, você ainda é um grande candidato a se tornar um investidor do mercado de ações. A única coisa que vai mudar é o “como”.

2. Decida quanto você vai investir em ações

Primeiro, vamos falar sobre o dinheiro que você não deve investir em ações. Afinal, o mercado de ações não é lugar para o dinheiro que você possa precisar dentro dos próximos cinco anos, no mínimo.

Embora o mercado de ações suba quase certamente a longo prazo, há simplesmente muita incerteza nos preços das ações no curto prazo.

Na verdade, uma queda de 20% em um determinado ano não é incomum. Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, o mercado mergulhou mais de 40% e se recuperou para um recorde histórico em poucos meses.

Portanto, defina para qual motivo você deseja investir, por exemplo:

  • Seu fundo de emergência;
  • Dinheiro que você precisará para fazer o próximo pagamento da mensalidade do seu filho;
  • Fundo de férias do próximo ano;
  • Dinheiro que você está pedindo para um adiantamento, mesmo que você não esteja preparado para comprar uma casa por vários anos.

3. Abria uma conta de investimento

Todos os conselhos sobre investimento em ações para iniciantes não lhe fazem muito bem se você não tiver nenhuma maneira de realmente começar a investir na bolsa de valores.

Para fazer isso, você precisará de um tipo especializado de conta chamada conta de corretagem.

Estas contas são oferecidas por empresas como XP Investimentos, Nubank e muitas outras.

Desse modo, abrir uma conta de corretagem é normalmente um processo rápido e indolor que leva apenas alguns minutos.

Você pode facilmente financiar sua conta de corretagem através de uma transferência bancária.

Abrir uma conta de corretagem é geralmente fácil, mas você deve considerar algumas coisas antes de escolher um corretor em particular:

4. Escolha as suas ações

Agora que já respondemos à pergunta de como você pode comprar ações, se você está procurando algumas ótimas ideias de investimento para iniciantes, aqui estão cinco ótimas ações para ajudá-lo a começar.

É claro que em apenas alguns parágrafos não podemos rever tudo o que você deve considerar ao selecionar e analisar ações, mas aqui estão os conceitos importantes a serem dominados antes de você começar:

  • Diversifique o seu portfólio;
  • Invista apenas nos negócios que você entende;
  • Evite as ações de alta volatilidade até que você tenha o controle de investir;
  • Evite sempre as ações de centavos;
  • Aprenda as métricas e conceitos básicos para avaliar as ações.

Além disso, é uma boa ideia aprender o conceito de diversificação, o que significa que você deve ter uma variedade de diferentes tipos de empresas em sua carteira.

No entanto, somos contra o excesso de diversificação. Fique com os negócios que você entende – e se se verificar que você é bom (ou confortável com) na avaliação de um determinado tipo de estoque, não há nada de errado com uma indústria que compõe um segmento relativamente grande de sua carteira.

5. Continue investindo

Você não precisa fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.

A maneira mais segura de fazer dinheiro no mercado de ações é comprar ações de grandes negócios a preços razoáveis e manter as ações enquanto os negócios permanecerem grandes (ou até que você precise do dinheiro).

Se você fizer isso, experimentará alguma volatilidade ao longo do caminho, mas com o tempo produzirá excelentes retornos de investimento.

Com essas dicas, será muito mais fácil começar a investir e conseguir os resultados certos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top