5 dicas para começar a economizar dinheiro do zero

Economizar dinheiro do zero pode parecer uma tarefa impossível, mas ao seguir algumas dicas financeira é totalmente possível

Quando pensamos nos custos crescentes das consultas aos serviços de saúde e no aumento do aluguel a cada ano, torna-se extremamente evidente que ter um fundo de poupança de emergência é uma ferramenta importante.

Afinal, além de oferecer estabilidade financeira, ter economias reservadas melhora seu bem-estar físico e mental de várias maneiras.

Portanto, se você está pronto para começar a economizar dinheiro do zero pela primeira vez, ou se já economizou antes e está recomeçando, aqui estão algumas dicas importantes para o seu sucesso.

Confira!

Como posso economizar dinheiro do zero?

1. Construa um orçamento para desvendar seus gastos

Antes mesmo de começar a pensar no quanto você gostaria de reservar em economias a cada mês, é uma ótima ideia sentar-se e olhar para os seus hábitos mensais de renda e gastos.

Depois, analise se você se enquadra em um desses grupos de pessoas?

  • Acho que não ganho dinheiro suficiente para começar a economizar;
  • Não tenho hábitos de gastos muito excessivo, tendo a ser controlado(a).

Se assim for, pode ser extremamente útil começar com um orçamento do zero. Além disso, descrever o seu orçamento pode ajudá-lo a descobrir algum dinheiro extra que você não sabia que tinha!

Primeiro, você listará toda sua renda e subtrairá suas 7 despesas mensais mais caras – pense nos pagamentos de aluguel, financiamento, pagamentos de empréstimos, seguros, etc.

Você pode se surpreender com o dinheiro que lhe resta depois de subtrair essas sete despesas da sua renda!

A partir daqui, você poderá decidir quanto dinheiro você pode começar a reservar para economizar a cada mês.

2. Escreva seus objetivos de economia

Se você é novo em economia, talvez seu objetivo imediato seja ter R$1.000 em um fundo de emergência. Esse é um ótimo ponto para começar!

Desse modo, você pode começar com uma simples meta, ou criar uma pequena lista de metas de longo e curto prazo que você gostaria de realizar com as suas contas de poupança.

Não importa o marco financeiro que você deseja atingir, certifique-se de que seus objetivos sejam SMART (Específicos, Mensuráveis, Acionáveis, Relevantes e Temporais).

Lembre-se, não há objetivo muito alto quando se tem um plano de ação para chegar lá.

3. Encontre a conta poupança perfeita

Um dos fatores mais importantes do seu sucesso financeiro é sua conta poupança.

Afinal, uma conta de poupança não deve possuir altas taxas mensais de serviço, e geralmente oferece uma taxa de juros acima da média.

Além disso, se você precisar sacar seu dinheiro durante uma emergência, não será cobrada nenhuma taxa de saque antecipado.

Contas de poupança suplementares também podem ser úteis para manter seus objetivos claramente separados.

Você geralmente pode nomear essas contas com identificadores específicos como “Férias dos sonhos” ou “Entrada para comprar uma casa” para que você não tenha que amontoar números para ver quanto dinheiro é economizado para cada meta.

4. Configure transferências automáticas para a sua conta poupança

Pagar a si mesmo primeiro é, sem dúvida, um dos passos mais importantes para atingir as suas metas de economia.

Uma vez que você tenha aberto uma conta de poupança e decidido quanto dinheiro você pode reservar a cada mês, estabeleça transferências automáticas para sua conta de poupança após cada pagamento.

Quando você remover a barreira de transferir fisicamente o dinheiro a cada duas semanas, você perderá menos dinheiro e não arriscará a chance de esquecer de fazer a transferência.

Além disso, você pode configurar transferências automáticas através de sua união de crédito ou banco online, ou alterar as suas informações de depósito direto com o seu empregador.

Se você também criou contas de poupança suplementares, você pode encontrar esses números de conta específicos no banco online, ou ligando para sua cooperativa de crédito ou banco.

5. Descubra maneiras de cortar despesas e reavaliar seu orçamento

Depois de alguns meses de poupança, você provavelmente tentará pensar em maneiras de economizar mais dinheiro ainda mais rápido.

Portanto, comece olhando para as suas contas mensais automatizadas para ver onde você pode economizar mais dinheiro.

Por exemplo, uma maneira simples de economizar mais de R$100 por mês é cortar contas de TV a cabo ou streamings que você não assiste com frequência.

Você também pode economizar uma boa parcela de dinheiro, negociando contas de celular e de telefone.

Além disso, uma ótima maneira de fazer compras baratas, é comprar produtos alimentícios genéricos em atacados em vez de comprar alimentos de marca.

Ao seguir essas dicas, com certeza será mais fácil economizar dinheiro do zero e estar preparado(a) para possíveis imprevistos.

E ainda melhor, é uma ótima maneira de investir nos seus sonhos, como uma viagem para outro país ou a sua casa própria.

Dúvidas sobre como economizar dinheiro do zero? Deixe abaixo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top