Veja como escolher uma carreira profissional de forma simples

Escolher uma carreira, às vezes, pode parecer um salto gigantesco para alguns futuros estudantes universitários – um salto que pode parecer assustador e avassalador.

Afinal, são diversas dúvidas, pouca experiência e idade para tomar uma das maiores decisões da sua vida.

Mas, calma! Não precisa se assustar! Estamos aqui para compartilhar dicas essenciais sobre como escolher uma carreira que esteja de acordo com o seu perfil.

Além disso, é importante entender que nunca é tarde para fazer essa escolha ou até mesmo mudá-la!

Portanto, confira as principais dicas que separamos para ajudar você a escolher uma carreira!

6 dicas sobre como escolher uma carreira

1. Analise as suas paixões e habilidades

O que você gosta de fazer? O que você faria de graça e ainda seria feliz?

Sua carreira pode não ser, no final das contas, uma combinação perfeita com o que você inventa, mas sonhe um pouco e depois escreva as maiores razões pelas quais você se levanta de manhã.

Afinal, o que te inspira? E o que não te inspira? Depois de escrever essa lista inicial, você vê algum elo em comum? Algo que mais te chamou a atenção?

Além disso, tome um minuto e anote as suas principais habilidades (escrita, matemática, codificação de computadores, etc.).

Você vê alguma conexão que esteja entre as duas listas e que se associe a uma determinada área ou profissão?

Se você vê, você pode estar no caminho certo para construir a sua carreira.

2. Analise a sua personalidade

Igualmente importante para saber o que você ama e no que você é bom, é conhecer mais sobre a sua personalidade.

Se você é uma pessoa comunicativa, provavelmente não seria uma boa ideia para você administrar uma biblioteca.

Se você é mais um introvertido, talvez não queira trabalhar na área de atendimento ao cliente ou em uma recepção.

Portanto, além de escrever uma lista dos seus principais traços de personalidade, dedique algum tempo para fazer um teste de personalidade e vocacional em um site da sua confiança.

Com certeza, essas informações irão te ajudar a entender mais sobre o seu perfil profissional.

3. Trace os seus objetivos

O que você mais deseja na sua carreira? Ter um salário alto é o maior motivador ou um sólido equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é a sua meta?

Além disso, você quer viajar pelo mundo ou trabalhar remotamente com facilidade a partir da sua sala?

Você quer viver no coração de uma grande cidade em um apartamento ou em um ambiente mais rural em um grande terreno? Onde você se vê daqui 5, 10 ou 20 anos?

Antes de você escolher uma carreira profissional, você precisa começar a traçar como poderia ser seu futuro.

Portanto, escreva uma lista do que é mais importante para você.

Afinal, é aqui que a criação de uma lista também poderia ser útil para ajudá-lo a começar a aperfeiçoar os pilares da sua carreira potencial.

4. Defina os seus valores

O que você mais valoriza quando se trata de escolher uma carreira? Assim como você precisa começar a pensar em seus objetivos, você precisa determinar quais valores o ajudarão a impulsionar para esses objetivos.

Pode ser útil manter a sua lista de traços de personalidade próxima deste exercício, pois muitos deles podem estar ligados aos seus valores.

Em qual tipo de cultura de trabalho ou estrutura de liderança você acha que poderia prosperar?

Examine com calma qual estilo de empresa e cultura organizacional mais combina com a sua personalidade, pois o fit cultural é muito considerado pelas empresas atualmente.

5. Avalie as suas opções

Agora que você tem uma ideia melhor de como pode ser o seu trabalho ideal, é hora de ver quais são as profissões que existem por aí.

Uma ótima opção é criar um perfil no LinkedIn e analisar as vagas e requisitos solicitados na plataforma.

Além disso, você também pode navegar pelos empregos que mais crescem no Brasil; ou filtrar e classificar os resultados por uma gama de opções.

Se você não estiver pronto para digitar uma ocupação exata, você também pode clicar em ‘vagas’ para procurar empregos em diversas áreas.

Anote os títulos de vagas que mais lhe interessam.

6. Seu salário potencial

Você tem uma lista de possíveis ocupações. Ótimo! Agora é hora de ter uma ideia de quais poderiam ser as faixas salariais dessas possíveis carreiras.

Afinal, o aluguel e as contas não serão pagos sozinhos. Um bom ponto de partida é o filtro “Faixa de Salário” que alguns sites de empregos oferecem.

Para uma análise mais profunda dos salários atuais e anteriores para determinadas profissões, tente outros recursos online como o Glassdoor.

Desse modo, anote as faixas salariais de cada posição – e procure pelo local desejado de onde você quer morar – para ter uma melhor noção do quanto certas profissões pagam em relação ao custo total de vida naquela região específica do país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top