Trabalho remoto ou presencial? Qual é a melhor opção?

Quais são as diferenças entre o trabalho remoto ou presencial? Vamos compará-las lado a lado para ajudá-lo a entender as vantagens e desvantagens de cada uma.

Pesquisas sugerem que aproximadamente metade dos funcionários normalmente trabalham em casa pelo menos uma vez por semana e 1/3 trabalha em empregos remotos em tempo integral.

Afinal, muitas organizações mudaram suas ferramentas e sistemas para equipes remotas pela primeira vez devido à pandemia da COVID-19.

Para funcionários e empregadores, este é um grande ajuste, mas qual será a melhor opção? O trabalho remoto ou presencial?

Fique com a gente até o final deste artigo e confira todas as principais informações sobre este assunto!

Vantagens de desvantagens do trabalho remoto e presencial

Transporte

O trabalhador brasileiro médio gasta pelo menos 1 hora e 20 minutos em seu deslocamento diário para o trabalho, e a situação está piorando.

Isso é muito tempo que você pode economizar ao trabalhar no formato remoto!

O home office é outra forma de dizer trabalhar remotamente ou de casa, fazendo pleno uso da internet, do e-mail e do seu telefone.

No entanto, algumas pessoas gostam de acordar cedo, se preparar e ter a separação de casa e do escritório.

É por isso que muitas pessoas que trabalham remotamente ainda optam por ir a uma cafeteria ou a um espaço de coworking.

O resultado final é que as pessoas odeiam a locomoção. O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal continua a crescer no medidor de importância para os funcionários de hoje em dia.

Além disso, as empresas que não reconhecem isso estão perdendo uma enorme oportunidade de adotar estratégias de trabalho a partir de casa que beneficiem a sua força de trabalho.

Comunicação

Atualmente, a comunicação presencial é o método de comunicação mais preferido pelos funcionários, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o trabalho remoto ou presencial.

Sem contar a videoconferência, a comunicação presencial é algo que você realmente só vive em um espaço de escritório.

Desse modo, ela não só é benéfica quando se planeja para os negócios, mas fortalece as relações e o relacionamento com outros funcionários.

Há algo na construção de relacionamentos que acontece quando você se senta ao lado de alguém ou esbarra um no outro na máquina de café.

Entretanto, a comunicação ainda acontece quando você está trabalhando remotamente – é apenas diferente.

Uma vantagem convincente de trabalhar em casa é a capacidade de trabalhar de qualquer lugar. Afinal, muitas vezes você não precisa nem mesmo de um laptop.

Com um aplicativo de telefone comercial completo, os funcionários podem fazer e receber chamadas, participar de chamadas em conferência, enviar mensagens aos colegas e ficar online usando seu iPhone ou Android.

Flexibilidade

Ao trabalhar a partir de um escritório, é provável que você tenha um cronograma definido.

O seu alarme dispara à mesma hora todos os dias, você pega seu café da manhã às 7:05h e está na sua mesa às 9h, pronto para trabalhar.

Entretanto, quando se trata de trabalhar a partir de casa, é um pouco diferente.

Afinal, agora você tem a flexibilidade de acordar quando escolhe e adequar seu dia às suas necessidades.

Se a sua empresa é nova no trabalho remoto, é provável que eles ainda queiram que todos os funcionários trabalhem o horário de trabalho tradicional das 9 às 5 horas.

Mas, com o trabalho remoto, você pode agora acordar (um pouco) mais tarde, escolher uma hora para o almoço, e fechar seu laptop quando quiser – para alguns, são 16 horas, outros podem ser 19 horas.

À medida que mais empresas adotam uma política de trabalho remoto ou presencial, o horário de trabalho mudará para se adequar ao horário do funcionário.

Desse modo, este turno significa mais flexibilidade no início e fim do dia e no local de onde você trabalha.

Portanto, você deve ser capaz de trabalhar de qualquer lugar que tenha uma conexão sólida com a Internet!

Ambiente de Escritório vs. Ambiente Doméstico

Ao trabalhar no escritório, você não tem escolha sobre o seu ambiente de trabalho ou ambiente de escritório.

Você pode ter um colega de trabalho barulhento, ou sentar-se sob o ar condicionado, o que poderia afetar a sua produtividade.

Entretanto, trabalhar em casa permite que todos possam montar o seu escritório ou estação de trabalho ideal.

Mas, quais são os pontos distintos entre cada um dos ambientes do trabalho remoto ou presencial?

Custos financeiros

As diferenças entre trabalhar em casa e trabalhar em um escritório podem ser vistas quando se trata de finanças – e não estamos falando de quanto dinheiro você ganha.

Afinal, ao trabalhar em um escritório, você paga pelos custos de deslocamento, como trânsito público, gás ou despesas de manutenção.

Se você estiver dirigindo, talvez tenha que pagar também pelo estacionamento. É provável que você também pegue um café ou compre um almoço durante o dia. Todas essas despesas se somam.

Quando você trabalha em casa, há toneladas de benefícios financeiros.

Afinal, você não precisa se preocupar em ficar sentado no trânsito, com as despesas de viagem, mas existem custos, como o da internet e eletricidade.

Produtividade

A natureza do trabalho remoto não faz com que seja convidativo conversar com os colegas de trabalho.

Por exemplo, os funcionários do call center que trabalham em casa conseguiram aumentar sua produtividade em 13%, de acordo com um estudo de Stanford.

Pesquisas consistentes mostraram que os trabalhadores remotos registram mais horas do que seus colegas de escritório.

Estudos mostram que é claro que há aumento de produtividade no trabalho em casa em comparação com o trabalho em um escritório.

Entretanto, pode haver uma curva de aprendizado sobre como aumentar sua produtividade e reduzir as distrações em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top