8 erros comuns ao comprar uma franquia que devem ser evitados

Para muitos brasileiros, comprar uma franquia parece ser o caminho ideal para iniciar um negócio.

Afinal, o modelo de negócios e a marca já foram desenvolvidos, então tudo o que você tem que fazer é investir e depois seguir as regras estabelecidas.

Mas, como qualquer tipo de negócio, investir em uma franquia pode ter suas armadilhas se você não for cuidadoso.

A seguir estão 8 erros comuns ao comprar uma franquia que precisam ser evitados.

Confira!

8 erros comuns ao comprar uma franquia

1. Investir em algo que você não goste

Muitas pessoas que compram uma franquia tentam encontrar algo em um setor que pensam que será especialmente lucrativo – e podem fazer isso às custas de encontrar algo que realmente irão gostar.

É importante ter interesse no projeto no qual você está investindo porque, para operar um negócio de sucesso, é importante que você tenha o poder de vontade mental para prosseguir.

Afinal, isto aumentará a quantidade de tempo e a produtividade que você coloca no negócio, aumentando os resultados mais positivos do seu negócio.

Portanto, um dos erros comuns ao comprar uma franquia é não investir em algo que você realmente goste.

2. Subestimar o quanto você precisará investir

A taxa de franquia é apenas uma parte do que você precisará investir quando estiver adquirindo uma franquia.

Afinal, haverá uma série de outros custos, tais como taxas legais, capital de giro, etc.

Portanto, antes de investir, é importante obter uma discriminação completa dos custos envolvidos, para evitar possíveis problemas financeiros por falta de planejamento.

3. Não fazer pesquisa suficiente

Lembre-se de que quando um franqueador está procurando seu investimento, ele pode exagerar em relação aos prós da franquia e subestimar os contras.

Portanto, você precisa fazer a sua própria pesquisa pessoal para ver se uma determinada franquia é adequada para você.

Visite os fóruns online e procure por opiniões de franqueados e clientes para ter uma boa noção do negócio que você está considerando comprar.

Essa é uma boa tática para evitar os erros comuns ao comprar uma franquia.

4. Não falar com os franqueados existentes

Se você quiser saber como é a experiência da franquia, não existem pessoas melhores com quem falar do que os franqueados já existentes.

Afinal, eles lhe dirão o bom, o ruim e o feio – não apenas o argumento de vendas que você pode estar recebendo do franqueador.

Desse modo, falar com os franqueados existentes pode realmente ajudá-lo a determinar se uma determinada franquia é adequada para você ou não.

5. Achar que você vai ter total autonomia

Um dos apelos para iniciar um negócio é que você consiga “ser seu próprio patrão”, mas este não é bem o caso quando você inicia uma franquia.

A maioria das franquias tem um registro de regras bastante rígido que você precisa respeitar – a troca é que você não tem que gastar tempo construindo uma marca ou fazendo coisas por tentativa e erro.

Sendo assim, você tem que aderir às diretrizes que lhe são fornecidas.

Mas se você não quiser que ninguém lhe diga o que fazer e então possuir uma franquia pode não estar certo.

Afinal, se você não seguir as diretrizes da franquia, você pode acabar tendo a sua franquia revogada, esse é um dos erros comuns ao comprar uma franquia que podem lhe custar caro.

6. Não receber aconselhamento jurídico

Antes de assinar um contrato com um franqueador, é realmente importante buscar aconselhamento jurídico para que você entenda todos os termos e condições do contrato.

Afinal, uma franquia é um grande investimento, é importante que você tenha certeza de que os seus interesses estão protegidos por lei, para evitar possíveis problemas.

7. Tentar aumentar a escala muito rapidamente

Talvez você esteja realmente entusiasmado com o crescimento rápido da sua franquia ou mesmo com a existência de múltiplas localidades.

Mas qualquer negócio vai ter uma curva de aprendizado e é importante que você aprenda a andar antes de correr.

Portanto, certifique-se de levar o tempo necessário para aprender o modelo de negócio e se preparar para o sucesso.

8. Subestimar o fluxo de caixa

É muito importante entender que um negócio não gera lucros logo desde o início.

Muitas vezes, nenhum lucro é gerado nos primeiros 18 meses. Afinal, as franquias atingem o ponto de equilíbrio em diferentes períodos de tempo.

Portanto, antes de finalmente começar a gerar lucros, você precisará de capital de giro suficiente, para cobrir não apenas os custos operacionais, mas também as suas próprias despesas pessoais.

Muitas pessoas se apaixonam pela primeira oportunidade de comprar uma franquia sobre a qual se informam e não fazem comparações para ver o que mais está disponível.

Para que assim, possam comparar diferentes conceitos e ter certeza de que a franquia escolhida é a mais adequada para elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top