5 erros para se evitar ao investir em ações

Investir em ações não é apenas para especialistas. É para todos, quer você tenha R$5 ou R$50.000.

Independentemente de quanto dinheiro você possui, porém, pode ser fácil cair em armadilhas de investimentos, cometendo erros de “processo” que podem lhe custar muito dinheiro.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes sobre erros para se evitar ao investir em ações.

Confira!

Quais são os erros que devo evitar ao investir em ações?

1. Comparar-se com os outros

É fácil olhar para o que os outros estão fazendo e se sentir derrotado quando você não está no mesmo nível, mas investir é algo pessoal.

Afinal, ninguém possui a sua renda, despesas, emprego, responsabilidades pessoais e outros fatores.

Todos eles desempenham um papel importante na forma como seus investimentos serão realizados.

Um dos maiores erros é tentar comparar seus retornos de investimento com os de outra pessoa e tentar obter os mesmos retornos sem conhecer todas as informações ao seu redor.

Há muitos fatores que determinam o quanto você pode ganhar no mercado de ações, inclusive quando você começa a investir em ações, quanto tempo você detém e a quantia com que você começa.

2. Tomar decisões emocionais

Investir em ações pode ser algo pessoal, mas lembre-se que muito do que você está fazendo está enraizado em fazer movimentos comerciais.

Você está focado nos investimentos de longo prazo, mas é muito fácil ficar nervoso(a) quando surgem notícias de que o mercado de ações caiu.

Portanto, evite decisões precipitadas tanto quanto possível e não se emocione quando as coisas não correrem como planejadas.

Quanto mais você prestar atenção às manchetes de notícias de negócios e ao saldo da sua conta, mais provável é que você aja com a emoção ao invés da razão.

Portanto, deixe as notícias sobre investimentos um pouco de lado, para evitar possíveis estresses desnecessários.

Educar-se em ciclos de investimento e econômicos também o ajudará a se sentir confiante sobre os seus investimentos e a ignorar todo o barulho ao redor.

3. Tentar cronometrar o mercado

É comum ouvir o conselho de “comprar baixo, vender alto”. Mas como você sabe quando “baixo” é realmente baixo o suficiente para comprar a ação?

Alguns investidores tentam “cronometrar o mercado”, comprando e vendendo seus investimentos no que parece ser um momento oportuno.

Entretanto, o problema com [tentar cronometrar o mercado] é que identificar o momento perfeito é quase impossível e o momento perfeito pode nunca chegar.

Portanto, tentar cronometrar o mercado visando evitar algum tipo de prejuízo, é quase sempre uma perda de tempo, afinal, não existe momento perfeito para investir em ações.

Isto porque, como um caça-níqueis, você tem que acertar três coisas para ganhar: quando sair, o que comprar e quando voltar a entrar. Falhar em apenas uma delas pode ter um impacto drástico em sua carteira.

Em vez de gastar tempo tentando cronometrar o mercado, coloque uma quantia fixa em reais em suas contas de investimento regularmente (como mensalmente) e ignore o que quer que os mercados estejam fazendo naquele momento.

4. Ignorar as suas outras obrigações

Investir em ações deve ser feito com o dinheiro que não é necessário mais nada, como despesas e dívidas.

Embora seja importante investir o mais rápido possível, adiar outras responsabilidades não vai ajudar os seus investimentos agora ou a longo prazo.

Afinal, sem um fundo de emergência dedicado, você pode ser forçado a vender investimentos com prejuízo quando algo inesperado acontece para tentar cobrir as suas despesas.

Portanto, se você tem dívidas de cartão de crédito com juros altos, é provável que os juros que você está pagando sejam o dobro do que uma carteira de investimentos geraria para você em um determinado ano.

É bom colocar o máximo de dinheiro extra em seus investimentos para construir riqueza, mas quanto mais cedo você pagar a dívida, mais dinheiro terá para investir em ações.

5. Não investir realmente em sua conta de investimento

É um grande passo para abrir uma conta de investimento, mas se você não estiver realmente investindo esse dinheiro, então ele não vai crescer e, em vez disso, ficará apenas estagnado.

Afinal, existe uma diferença entre as suas contas de investimento e os seus investimentos reais.

Você vai querer evitar o erro de abrir uma conta, depositar dinheiro e deixar esse dinheiro ficar parado sem colocá-lo para funcionar, selecionando um investimento.

Existem investidores que passaram pela criação e até mesmo pela contribuição para uma conta de investimento, mas depois não selecionaram realmente investimentos para esse dinheiro.

Portanto, lembre-se de fazer da seleção do investimento parte de seu processo de investir em ações.

Além disso, revisar mensalmente o patrimônio e o desempenho da sua carteira é também uma grande prática que lhe permitirá obter melhores resultados.

Dúvidas sobre como investir em ações e evitar erros drásticos? Deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top