5 dicas para reduzir os gastos com cartão de crédito

Quando se trata de nossa saúde, os médicos frequentemente atestam que “prevenir é melhor do que remediar”.

O mesmo vale quando se trata de administrar as nossas finanças e, em particular, de evitar cair em uma armadilha de dívidas ou de crédito.

Afinal, as causas fundamentais pelas quais as pessoas acumulam dívidas enormes podem variar.

Alguns podem se encontrar em débito depois de fazer grandes compras únicas como uma primeira propriedade ou um carro novo em folha.

Enquanto outras pessoas podem simplesmente não ser capazes de controlar seus hábitos de gastos com cartão de crédito e gerar uma ‘bola de neve’. Afinal, é mais fácil evitar endividar-se do que sair de uma dívida.

Portanto, se você for disciplinado em suas finanças e administrar o seu dinheiro enquanto economiza para possíveis emergências, você estará bem-preparado para evitar a armadilha do crédito.

Saiba como reduzir gastos com cartão de crédito

1. Certifique-se de que você possa realmente pagar

Antes de solicitar qualquer empréstimo ou usar o cartão de crédito – seja para um grande item ou linha de crédito – é crucial que você examine primeiro os seus fluxos de caixa.

Assim como os seus objetivos de planejamento financeiro de curto e longo prazo.

Como orientação, é prudente não comprometer mais do que 35-45% do seu pagamento em relação a sua dívida com a fatura.

2. Solicite o tipo certo de empréstimo

A solicitação do tipo certo de empréstimo é outra forma de limitar o valor dos pagamentos de juros que você faz.

Por exemplo, se você estiver pensando em continuar os estudos, evite fazer pagamentos de mensalidades usando o seu cartão de crédito.

Em vez disso, solicite um empréstimo para estudos junto a instituições financeiras como o FIES, que muitas vezes vêm com taxas de juros mais baixas do que os cartões de crédito.

O mesmo pode ser dito das necessidades de reformas para a sua casa. Afinal, aceitar um empréstimo para uma possível reforma, é uma opção mais barata do que usar o seu cartão de crédito para fazer alguns desses pagamentos.

Outra opção é você pesar os benefícios e recompensas do seu cartão de crédito e usar seus cartões de crédito para fins específicos.

Se você gosta de viajar, concentre-se nos cartões de crédito com recompensas que podem ser usados para ganhar milhas para viagens.

Entretanto, se o seu foco for as despesas domésticas, você pode olhar para os cartões de crédito que possuem cashback, gasolina e descontos em fretes.

3. Pagamento integral da fatura do cartão de crédito

Tenha em mente que a maioria dos cartões de crédito cobra uma taxa de juros de 24-26% ao ano.

Portanto, você deve ter como objetivo pagar as suas contas mensais do cartão de crédito tanto na íntegra quanto em tempo hábil.

Desta forma, você pode evitar juros e taxas de atraso enquanto aproveita as vantagens, tais como recompensas ou reembolso, essa é uma ótima maneira de reduzir gastos com cartão de crédito.

Se você decidir pagar apenas o valor mínimo da fatura a cada mês, pode levar muitos anos para completar o seu pagamento. Não vale a pena o tempo e o esforço. Pior ainda, o saldo pendente pode ficar fora do seu controle.

Com cartões de crédito, os juros são calculados diariamente, o que significa que o valor que você deve é acrescido de juros diariamente.

Simplificando, quanto mais tempo você adiar a sua dívida pendente, mais juros você acumulará.

4. Considere empréstimos com taxas mais baixas

Caso você esteja lutando para fazer pagamentos completos e pontuais de dívidas pendentes do cartão de crédito, uma consideração a ser feita é a possibilidade de fazer um empréstimo pessoal.

Afinal, estes empréstimos geralmente permitem que você parcele em até 10 vezes, com taxas de juros menores. Isto é substancialmente menor do que as taxas de juros cobradas para cartões de crédito.

Entretanto, para que isto funcione, você deve ter como objetivo liquidar todos os pagamentos pendentes do cartão de crédito de uma só vez.

5. Crie alertas de pagamento

Para evitar atrasos nos pagamentos com cartão, crie alertas de lembretes de calendário ou vá para serviços como pagamentos automáticos por transferência eletrônica de fundos.

Isto pode ser feito usando o aplicativo digital dos bancos, ativando o débito automático.

6. Reduza o seu limite de crédito

Baixar o limite do seu cartão de crédito é outra forma de diminuir gastos com cartão de crédito.

Afinal, se controlar os seus gastos for um problema, peça à operadora do seu cartão de crédito para restringir seu limite de crédito a, digamos, ao valor de um mês do seu salário, ao invés do limite usual de 4 meses.

Se você tiver que fazer grandes compras em um determinado mês, você pode sempre solicitar um aumento temporário do limite de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top